Brasil lançou satélite quando deveria apoiar vacina, critica Ailton Krenak
O ambientalista, escritor e líder indígena Ailton Krenak criticou as prioridades adotadas por governos em sistemas capitalistas. Como exemplo, comentou sobre o lançamento de satélites em meio à pandemia de covid-19 e lembrou que o Brasil foi um dos países que fizeram lançamentos em 2020.
"Tivemos 8 missões espaciais do começo da pandemia até outro dia. Eu me pergunto por que um cara vai financiar mandar um foguete para o espaço no momento que o mundo está morrendo por falta de vacina", disse.
"O Brasil mesmo despachou um satélite para o espaço. Qual a onda do Brasil para mandar satélite para o espaço quando ele deveria estar apoiando o [Instituto] Butantan para fazer vacina", questionou Krenak, e completou: "a gente perdeu a prioridade".
Ailton Krenak foi o entrevistado desta segunda do programa Roda Viva, da TV Cultura. Ainda criticando as prioridades definidas no sistema capitalista, ele foi incisivo: "O pensamento mágico de um escravo do capitalismo é tão fantástico que ele acredita que o capitalismo pode acabar com o mundo e criar outro".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.