Topo

Esse conteúdo é antigo

Fiocruz supera em 900 mil entrega de doses de vacina contra covid em abril

Com entrega de hoje, Fiocruz chegou a 26,5 milhões de doses da vacina covid-19 disponibilizadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações)  - Reprodução
Com entrega de hoje, Fiocruz chegou a 26,5 milhões de doses da vacina covid-19 disponibilizadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/04/2021 15h49

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) alcançou hoje o total de 26,5 milhões de doses da vacina covid-19 disponibilizadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) pelo seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Deste quantitativo, 19,7 milhões de doses são de abril, superando a previsão de 18,8 milhões de doses para o mês.

A entrega de hoje contempla 6,5 milhões de doses, a maior já feita pela fundação, em duas remessas: a primeira já liberada, incluindo 590 mil para o estado do Rio de Janeiro; a segunda está prevista para o final do dia. Para maio, a Fiocruz prevê o fornecimento de 21,5 milhões de doses.

A superação do quantitativo é resultado do escalonamento interno da produção pelo Instituto. Além das doses processadas internamente, o total inclui as 4 milhões importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.

"Por conta dos problemas que tivemos inicialmente, tivemos antecipações de entregas hoje. Foram 19 milhões de doses, e inicialmente foi previsto 15 milhões. Foi feito todo um esforço para que houvesse uma vinda em maiores remessas do IFA para que possamos fazer essa produção. E agora estamos produzindo um milhão de doses por dia. Expectativa é de que a vacinação possa proporcionar ao Brasil, o que já tem proporcionado a outros países, uma redução em internações, como no Reino Unido e na Escócia", disse a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, em entrevista a jornalistas mais cedo.

De acordo com dados atualizados ontem (29) pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, 14,74% da população brasileira já recebeu ao menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus, ou seja, 31,2 milhões de pessoas.

Até o momento, 15.132.178 brasileiros receberam as duas doses de imunizante, de acordo com o que é recomendado pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca. O número corresponde a apenas 7,15% da população do país.