Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro da Saúde britânico pede demissão após furar quarentena com amante

Matt Hancock, ministro da Saúde do Reino Unido - Pippa FOWLES / 10 Downing Street / AFP
Matt Hancock, ministro da Saúde do Reino Unido Imagem: Pippa FOWLES / 10 Downing Street / AFP

Do UOL, no Rio

26/06/2021 15h27Atualizada em 26/06/2021 17h06

O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, pediu demissão do cargo após o tabloide The Sun, especializado em notícias de celebridades, publicar fotos provando que ele furou a quarentena contra a covid-19 para ver uma amante.

Hancock comandou os esforços britânicos para lidar com a pandemia de covid-19 e se encontrou com Gina Coladangelo, uma de suas principais assessoras em maio. Os dois foram flagrados durante um beijo —naquele momento o contato entre moradores de domicílios diferentes estava proibido em ambientes fechados. Hancock é casado.

Em vídeo publicado em seu perfil no Twitter, Hancock disse que não tinha condições de permanecer no cargo: "Aqueles que fazem as regras devem segui-las à risca. É por isso que eu tenho que pedir demissão", afirmou.

Apesar de admitir o erro, Hancock também elogiou o próprio trabalho à frente do sistema de saúde britânico.

"Estou muito orgulhoso do que fizemos para proteger nosso sistema de saúde no auge [da pandemia]. para garantir a campanha de vacinação —uma das mais rápidas do mundo— e agora vou me dedicar em apoiar o governo e o primeiro-ministro [Boris Johnson] da retaguarda", disse ele.

Em carta entregue a Boris Johnson, Hancock ainda se desculpou com a própria família pela exposição provocada pelo caso.