Com aumento do turismo, Rio avalia manter exigência do passaporte da vacina
O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, afirmou que a capital fluminense avalia manter a exigência do "passaporte da vacina" para entrada em cinemas, teatros, academias e atrações turísticas.
Em entrevista ao jornal O Globo, Soranz disse que a previsão de aumento no turismo nos próximos meses faz com que a prefeitura reavalie o plano inicial, que era desobrigar o passaporte quando a cidade atingisse 90% da vacinação completa contra covid-19 na população adulta, o que deve acontecer até o final deste mês. Atualmente, a secretaria estima em 89% este percentual.
"Até este momento, não pretendemos abrir mão da exigência do passaporte. Esperamos algum controle, por parte do governo federal, sobre a vacinação daqueles que chegam ao Rio. A cidade receberá muitos turistas, e não há esse controle sobre quem chega nos aeroportos, por exemplo", disse o secretário.
A exigência para entrada no Brasil, atualmente, é apenas de um exame PCR negativo para covid-19 realizado nas 72 horas anteriores do embarque ou do tipo de antígeno no período de 24 horas.
De acordo com Soranz, uma mudança neste controle pode ajudar na definição da prefeitura. "Se até o próximo dia 30 esse controle estiver sendo realizado, avaliaremos os índices de internação, contágio e vacinação, e pode ser que optemos por suspender a obrigatoriedade do passaporte. Mas, até este momento, os cartões de vacinação vão seguir sendo exigidos por tempo indeterminado", afirmou.
O passaporte da vacina está sendo exigido no Rio de Janeiro desde o dia 15 de setembro para o acesso a locais como academias de ginástica, cinema e atrações turísticas.
Como emitir o seu passaporte
O passaporte exigido em alguns locais do Rio pode ser emitido no aplicativo e no site Conecte SUS, do Ministério da Saúde. Também será aceito o comprovante físico, carimbado por um agente de saúde no momento da vacinação.
Para ter o certificado digital, a pessoa vacinada deverá acessar o site e criar um login e uma senha, caso ainda não tenha feito o registro. Depois de acessar a plataforma ou o aplicativo, acesse o ícone "Vacinas" e lá deverá constar a data de cada uma das doses já aplicadas.
Ao clicar em uma das doses, um botão chamado "Certificado de Vacinação" na cor azul irá surgir. Ao clicar nele, uma nova tela se abrirá com o comprovante em papel timbrado. Nessa etapa também é permitido escolher o idioma do certificado.
No canto superior direito da tela há uma seta apontada para cima e, ao clicar nela, o computador ou o celular darão a opção de baixar o documento em formato PDF. A recomendação é que esse documento seja mantido no celular e também no próprio e-mail ou serviço de armazenamento online. Também é possível imprimi-lo e apresentá-lo com código QR para a conferência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.