Topo

Esse conteúdo é antigo

Pfizer envia à Anvisa pedido para vacinação de crianças contra a covid-19

Atualmente, a vacina da Pfizer já é usada para pessoas a partir de 12 anos no Brasil Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

12/11/2021 17h10

A Pfizer enviou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um pedido de liberação da vacinação de crianças entre cinco e 11 anos contra a covid-19. A agência confirmou o recebimento da solicitação hoje.

O prazo para avaliação dos documentos é de 30 dias. A Anvisa disse que avaliará a questão de forma "rigorosa" e com "toda a cautela necessária".

A Anvisa explicou que, de acordo com o pedido da farmacêutica, a dosagem da vacina para essa faixa etária será ajustada e menor do que a utilizada em adolescentes de 12 anos ou mais. Com isso, a proposta é ter, inclusive, frascos de cores diferentes, com dosagem específica para cada grupo.

Para ser aceito, o pedido do laboratório deve apresentar estudos que demonstrem a segurança e eficácia do imunizante para a nova faixa etária. A Anvisa informou que, no caso das crianças, os principais pontos de atenção se referem aos eventos adversos, ajuste de dosagem, bem como fatores específicos dos organismos do público infantil em fase de desenvolvimento.

De acordo com Cristiano Zerbini, coordenador de testes clínicos do laboratório Pfizer no Brasil, o estudo que serviu como base para o pedido observou que a proteção contra o coronavírus para as crianças de 5 a 11 anos, depois da 2ª dose, foi superior a 90%.

"É uma proteção muito boa e próxima do que conseguimos em adultos", disse Zerbini. "A segurança também foi bastante boa e muito semelhante ao que nós obtivemos em adolescentes de 12 a 16 anos."

O pesquisador explicou que os efeitos observados, e que são esperados até sete dias após a vacinação, foram comuns, como dor no braço e no corpo, e um pouco de fadiga. Ele ressaltou a importância da vacinação para a proteção das próprias crianças, evitando casos graves, e também das famílias.

No Brasil, a vacina da Pfizer está registrada desde 23 de fevereiro deste ano. O registro inicial contemplou pessoas com mais de 16 anos. Depois, em 11 de junho, foi autorizada a inclusão da faixa etária de 12 a 15 anos.

Vacinação para crianças e ameaças à Anvisa

No dia 29 de outubro a Anvisa informou que seus cinco diretores receberam e-mails com ameaças de morte em caso de aprovação, por parte da agência, da vacina contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade.

Um dos trechos das mensagens, obtidas pelo site O Antagonista, diz: "Deixando bem claro para os responsáveis, de cima para baixo: quem ameaçar, quem atentar contra a segurança física do meu filho: será morto."

No último dia 3 de novembro, a agência denunciou um segundo e-mail com ameaças a servidores, diretores, funcionários terceirizados e seus familiares, pelo mesmo motivo. Segundo a agência, a ameaça ocorreu cerca de 24 horas depois do outro texto, "embora aparentemente o autor não seja o mesmo".

Por meio de nota publicada em seu site, a Anvisa disse já ter comunicado a todas as autoridades federais sobre as ameaças. Entre elas, a Presidência da República, do Senado, da Câmara e do STF (Supremo Tribunal Federal); PGR (Procuradoria-Geral da República); Ministérios da Justiça e da Saúde; Casa Civil; Polícia Federal; e Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pfizer envia à Anvisa pedido para vacinação de crianças contra a covid-19 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus