Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio mantém obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados

Eduardo Paes em um ônibus do BRT durante reinauguração de estações na zona oeste; uso de máscaras segue obrigatório no transporte público da cidade - Alexandre Macieira/ Prefeitura do Rio de Janeiro
Eduardo Paes em um ônibus do BRT durante reinauguração de estações na zona oeste; uso de máscaras segue obrigatório no transporte público da cidade Imagem: Alexandre Macieira/ Prefeitura do Rio de Janeiro

Do UOL, em São Paulo

12/11/2021 07h20Atualizada em 12/11/2021 08h11

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), editou um decreto mantendo a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e transportes público. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da cidade.

Durante a semana, Paes já havia indicado que manteria a obrigatoriedade, revendo a orientação anterior de aumentar a flexibilização quando a cidade atingisse a marca de 75% da população vacinada contra a covid-19.

A expectativa é que esse percentual, sugerido por um comitê científico, seja alcançado até o fim de semana.

No fim de outubro, no decreto que liberou o uso de máscaras em ambientes externos, Paes havia estabelecido o índice de 75% da população com duas doses de vacina ou dose única para que a obrigatoriedade fosse mantida apenas em transportes públicos e áreas hospitalares sensíveis.

Com o novo decreto, essa orientação foi revogada.

Durante a semana, Paes disse que recebia a sugestão do comitê de especialistas que assessoram prefeitura como um limite de até onde poderia flexibilizar o uso de máscaras.

"O comitê científico para mim é o limite daquilo que a gente pode liberar. Se eu resolver ser mais restritivo, serei mais restritivo", disse.

A cidade do Rio de Janeiro liberou o uso de máscaras em ambientes externos no dia 26 de outubro.