Topo

Esse conteúdo é antigo

Estado de SP quer vacinar crianças nas escolas, mas capital não acha viável

A capital informou que o deslocamento de equipes de saúde não é "viável" neste momento de atendimentos da covid-19 e da gripe - iStock
A capital informou que o deslocamento de equipes de saúde não é "viável" neste momento de atendimentos da covid-19 e da gripe Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

05/01/2022 07h53Atualizada em 05/01/2022 11h09

O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou ontem que o estado fará de tudo para vacinar as crianças de 5 a 11 anos dentro das escolas públicas com ajuda dos municípios e autorizado pelos pais.

Em resposta ao jornal Estadão, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, declarou que a ideia não deve ser colocada em prática na capital, pois o deslocamento de equipes de saúde não é "viável" neste momento com alta nos atendimentos de suspeitas de contaminação pela covid-19 e pela gripe. Apesar do desejo do estado, a vacinação das crianças só poderá ser realizada caso houver a determinação das secretarias municipais de saúde, responsáveis por gerir a imunização.

Ontem, Soares declarou no Twitter que a vacinação das crianças é "urgente" em todo o estado.

"A vacinação das crianças é urgente e em SP nós faremos de tudo para que ela aconteça, inclusive dentro das escolas. A estratégia deu muito certo com os professores quando fui ministro e pode ser repetida agora para garantir a segurança dos jovens contra a covid-19", escreveu o secretário da Educação.

Ao jornal, o secretário de Educação disse que ainda pretende incentivar que a imunização infantil nas unidades de ensino e que as escolas estaduais vão pedir a carteira de vacinação dos estudantes durante a matrícula. Apesar da exigência, explicou, os não vacinados não serão proibidos de entrarem nas escolas.

Já o secretário municipal de Saúde afirmou que as equipes de saúde "estão concentradas na vacinação e no atendimento de gripe e de covid, além disso as escolas não estão funcionando ainda".

Aparecido também explicou que mais de 24 milhões de doses da vacina contra a covid-19 foram aplicadas em postos de saúde da capital e "não tem por que mudar isso na última hora". Para o secretário, a vacina infantil deve ser disponibilizada ainda neste mês.

O UOL procurou a secretaria municipal de saúde, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria. Em caso de resposta, o texto será atualizado com o posicionamento.