Topo

Esse conteúdo é antigo

Entrada em eventos sem 'passaporte vacinal' poderá causar detenção na Bahia

O governo recebeu relatos até de ameaças para conseguir entrar sem o comprovante da vacina - Tânia Rêgo/Agência Brasil
O governo recebeu relatos até de ameaças para conseguir entrar sem o comprovante da vacina Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Colaboração para o UOL

19/01/2022 15h52Atualizada em 19/01/2022 16h05

O governo da Bahia decidiu, em reunião realizada hoje entre os secretários de Segurança e Cultura, levar à delegacia quem insistir em entrar em espaços públicos culturais sem apresentar o comprovante de vacinação contra covid-19.

O poder executivo designou equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil para atuação nos casos de desrespeito ao decreto nº 21.027, que entre outros pontos, exige a apresentação do comprovante de vacina para entrada nos espaços públicos, inclusive os culturais.

"Não vamos tolerar esse tipo de postura e de desrespeito. Vamos atuar junto com a Secult [Secretaria de Cultura], que vai manter a SSP [Segurança Pública] informada sobre o calendário dos eventos para que sempre haja equipes de plantão prontas para atuar, no caso de necessidade", afirma o titular da Segurança, Ricardo Mandarino, em comunicado divulgado à imprensa.

Segundo a secretária de Cultura, Arany Santana, agentes relatam até ameaça de pessoas que querem participar dos eventos sem apresentar o chamado "passaporte vacinal".

"As pessoas precisam ter em mente que a determinação do governador visa salvar vidas. Nós vamos fazer cumprir de qualquer forma"

A Polícia Civil vai manter também a Deltur (Delegacia de Proteção ao Turista) em regime de plantão nos dias de eventos nos locais de responsabilidade da Secretaria de Cultura para encaminhamento de conduzidos e formalização na unidade judiciária.