Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo vacina hoje pessoas acima de 12 anos em parques e na Paulista

Para receber o imunizante, é obrigatório apresentar um documento de identificaçã - Getty Images
Para receber o imunizante, é obrigatório apresentar um documento de identificaçã Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/02/2022 12h18

A cidade de São Paulo vacina hoje contra a covid-19 pessoas acima de 12 anos em duas farmácias na avenida Paulista, na região central, e em parques em diferentes regiões da capital.

A campanha de vacinação oferece aplicação de primeira dose, segunda dose e dose adicional — adultos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses já podem tomar o reforço.

As farmácias parceiras da prefeitura de São Paulo que estão aplicando doses hoje ficam na avenida Paulista, nos números 2.371 e 266. O horário de funcionamento é das 8h às 16h.

Nos parques, as vacinas serão aplicadas das 8h às 17h. Veja abaixo a lista:

Centro: Parque Buenos Aires;
Sul: Parque Severo Gomes;
Leste: Parque do Carmo;
Oeste: Parque Vila Lobos;
Sudeste: Parque da Independência e Parque CERET;
Norte: Parque da Juventude.

Para receber o imunizante, é obrigatório apresentar um documento de identificação, preferencialmente CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Em caso de aplicação de segunda dose ou dose adicional, é recomendado levar também a carteirinha com o registro das doses recebidas anteriormente. Segundo a SMS (secretaria municipal de Saúde), não é mais necessário apresentar comprovante de residência no município.

Os adolescentes podem se vacinar desacompanhados, desde que apresentem autorização assinada por um responsável adulto, conforme o modelo disponível na página Vacina Sampa.

Reforço para adolescentes imunossuprimidos

Adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão, inclusive gestantes e puérperas desta faixa etária, podem tomar a dose adicional desde a última sexta-feira (11).

Segundo a SMS, também está autorizada a aplicação da segunda dose adicional para os adolescentes imunossuprimidos.

Neste momento, estão elegíveis para a dose adicional os adolescentes imunossuprimidos que tomaram a segunda dose da Pfizer há pelo menos oito semanas (56 dias). E para a segunda dose adicional, o jovem precisa ter tomado a primeira dose adicional de Pfizer há pelo menos quatro meses (122 dias).

"Para poder se imunizar, esse grupo precisa apresentar comprovante de vacinação (físico ou digital) e comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica físicos ou digitais), contendo o CRM do médico e com até dois anos de emissão", explicou a pasta.

Continuam elegíveis para a segunda dose adicional as pessoas com alto grau de imunossupressão acima de 18 anos que tomaram a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses, independentemente do imunizante aplicado.