Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa suspende kit de coleta para teste de covid do Laboratório Mendelics

Anvisa barrou venda de autoteste da Mendelics/meuDNA - Divulgação
Anvisa barrou venda de autoteste da Mendelics/meuDNA Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/02/2022 16h55

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão de um kit para coleta para teste da covid-19 do Laboratório Mendelics e, com isso, a venda, distribuição, produção, uso e propaganda do produto está vetada no país. A decisão foi publicada hoje no DOU (Diário Oficial da União).

"É importante esclarecer que o produto 'Teste Covid meuDNA PCR-LAMP' não está regularizado na Anvisa, de forma que não pode ser divulgado, distribuído, comercializado e nem mesmo utilizado", explicou a agência.

"A suspensão da venda, distribuição, produção, uso e propaganda do "Teste Covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva", fabricado pelo Laboratório Mendelics Análise Genômica S.A baseou-se na ausência de registro para o kit comercializado. Tal situação em nada se confunde com a lista de pleitos para registro de autoteste atualmente em análise pela Agência. Não se trata de processo de registro para autoteste. Ainda, o fabricante em questão não consta da relação de solicitantes de registro de autoteste", explicou a Anvisa.

Por se tratar de uma medida preventiva, o laboratório não sofrerá qualquer tipo de punição. Conforme as orientações da empresa, o procedimento para uso do kit consistia em sua compra em alguma farmácia ou drogaria. Em seguida, o usuário recolhe a própria saliva e envia para o laboratório, que fornece o resultado em até 24 horas.

Em nota enviada à imprensa, assinada pelo CEO da Mendelics e do meuDNA, David Schlesinger, a empresa diz que o teste em questão de fato não é um autoteste, mas, sim, "um teste laboratorial, com autocoleta de saliva, com fim diagnóstico, e realizado em laboratório acreditado pela Anvisa".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do exposto no texto inicial, a Anvisa não rejeitou novo registro de autoteste para Covid. O caso em questão se trata de suspensão de kit diagnóstico sem registro, ou seja, a suspensão de um produto que estava sendo comercializado fora das determinações regulatórias. O texto foi corrigido.