Topo

Hospital público ou particular? Para onde somos levados após um acidente?

Estado do carro após o acidente envolvendo o ex-BBB Rodrigo Mussi - Reprodução/TV Globo
Estado do carro após o acidente envolvendo o ex-BBB Rodrigo Mussi Imagem: Reprodução/TV Globo

Nicole D'Almeida

Colaboração para o UOL

01/04/2022 16h29

Antigamente, ao sofrer um acidente e chamar uma ambulância, você era levado diretamente para o hospital público mais próximo, mesmo tendo um plano de saúde, por se tratar de uma urgência. No entanto, essa regra mudou.

Desde 2019, alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, passaram a permitir que o resgate encaminhe vítimas de acidentes para um hospital particular de sua preferência.

Se o paciente não estiver em condições de escolher, familiares ou pessoas próximas com vínculo comprovado poderão tomar a decisão. A decisão final, porém, será tomada pela equipe médica do resgate, uma vez que irá avaliar as condições do paciente, levando em consideração a proximidade do hospital particular indicado e a gravidade do caso.

Por conta disso, muitas vezes pessoas envolvidas em acidentes graves são levadas a hospitais públicos.

A mudança ocorreu após o governador de São Paulo, João Doria, sancionar o projeto de lei nº 17.120/2019, que diz respeito à nova regra.

Já no Rio de Janeiro a decisão veio do presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano, quando alterou uma lei de 2016 e passou a permitir que, não somente o Corpo de Bombeiros, mas também o SAMU, que é administrado pelas prefeituras, passem a levar vítimas de acidentes de trânsito para hospitais conveniados aos seus planos de saúde.

O SAMU é um serviço gratuito que funciona 24 horas e atende residências, locais de trabalho e vias públicas. Caso você sofra ou presencie algum acidente que necessite de urgência ou emergência, ligue 192 —a ligação também é gratuita.

Caso Rodrigo Mussi

Rodrigo Mussi - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rodrigo Mussi segue internado após acidente de carro
Imagem: Reprodução/Instagram

Rodrigo Mussi, ex-participante do BBB 22 (TV Globo), sofreu um acidente de carro na madrugada de quinta-feira (31) e está internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Após a partida entre Palmeiras e São Paulo, Mussi estava voltando do estádio do Morumbi quando o carro em que estava colidiu com um caminhão, arremessando o ex-brother, sem cinto, para fora do veículo. Mussi sofreu traumatismo craniano e duas fraturas expostas na perna.

A família de Rodrigo fez uma publicação em seu perfil no Instagram informando que as cirurgias foram bem-sucedidas e que o ex-participante do BBB 22 reage bem. Por enquanto, ele está em monitoramento na UTI.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o acidente aconteceu por volta das 3h de quinta-feira na marginal Pinheiros, próximo da Ponte Cidade Universitária.

O motorista do carro em que estava Rodrigo e do caminhão foram ouvidos e negativaram no teste de bafômetro.