Varíola dos macacos: Cidade de SP confirma primeiro caso em bebê
A cidade de São Paulo registrou o primeiro caso de varíola dos macacos em um bebê. De acordo com a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), o bebê, do sexo masculino, tem 10 meses e começou a apresentar os sintomas da 'monkeypox' em 11 de agosto.
De acordo com a pasta, o bebê está atualmente em isolamento domiciliar na capital e está "clinicamente estável e sem sinais de agravamento". Ele apresenta um quadro já esperado para a doença, com febre e lesões na pele.
A cidade de São Paulo tem 1.880 casos confirmados da doença.
Segundo a prefeitura, os prontos-socorros e pronto-atendimentos da cidade de São Paulo estão preparados para atender e identificar quaisquer casos suspeitos da varíola dos macacos. Em relação ao bebê, a SMS também garantiu que "a Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) da região de residência do paciente monitoram o caso".
Como é a transmissão e quais os sintomas da 'monkeypox'?
De acordo com balanço de hoje do Ministério da Saúde, o Brasil apresenta 3.896 casos de varíola dos macacos, sendo 2.528 no estado de São Paulo. A pasta lançou ontem uma campanha de conscientização sobre a doença, informando a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção da 'monkeypox'.
Confira abaixo os sintomas mais comuns:
- Febre;
- Dor de cabeça forte;
- Inchaço nos linfonodos (conhecido popularmente como "íngua");
- Dor nas costas;
- Dores musculares;
- Falta de energia intensa.
A transmissão acontece, na maior parte dos casos, por contato físico pele a pela com lesões, ou fluidos corporais, mas, também pode ocorrer através de objetos contaminados por alguém infectado. Importante relembrar que a doença afeta todo mundo, independente de sexualidade, idade ou raça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.