Topo

Esse conteúdo é antigo

Contra o racismo, OMS recomenda mudar nome da varíola dos macacos para mpox

Comunidade internacional terá um ano para se adaptar ao novo nome da varíola dos macacos - iStock
Comunidade internacional terá um ano para se adaptar ao novo nome da varíola dos macacos Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

28/11/2022 09h44

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou que a varíola dos macacos passe a ser chamada de mpox em uma medida de combate ao racismo.

Segundo comunicado divulgado hoje pela entidade, à medida que novos casos foram confirmados no decorrer deste ano, a entidade observou e recebeu relatos do uso de "linguagem racista e estigmatizante" associada à doença em ambientes digitais. Por isso, a organização informou que consultou especialistas e adotou o novo nome como um sinônimo da atual nomenclatura.

"As considerações para as recomendações incluíram justificativa, adequação científica, extensão do uso atual, pronúncia, usabilidade em diferentes idiomas, ausência de referências geográficas ou zoológicas e facilidade de recuperação de informações científicas históricas", disse a OMS.

O novo nome é uma adaptação no nome em inglês da varíola dos macacos (monkeypox) e terá, a partir de hoje, o prazo de um ano para que ele seja usado simultaneamente à antiga nomenclatura, em um período que a OMS determinou para adaptação.

De acordo com a organização, a varíola dos macacos recebeu esse nome em 1970 após o vírus da doença ser descoberto em macacos, em 1958.

Em 2015, a OMS publicou suas normas que definiram os padrões para a nomeação de doenças. Nessas diretrizes, a entidade aponta como melhores práticas nomenclaturas que minimizem o impacto negativo nos setores de comércio, viagens e turismo, no bem-estar animal, e ainda evitem ofender qualquer grupo cultural, social, nacional, regional, profissional ou étnico.

Veja a seguir as novas normas determinadas pela OMS:

  • a adoção do novo sinônimo mpox em inglês para a varíola dos macacos;
  • mpox se tornará um termo preferencial, substituindo monkeypox, após um período de transição de um ano. Isso serve para atenuar as preocupações levantadas por especialistas sobre a confusão causada por uma mudança de nome em meio a um surto global. Também dá tempo para concluir o processo de atualização da CID e para atualizar as publicações da OMS;
  • o sinônimo mpox será incluído no CID-10 online nos próximos dias. Ele fará parte do lançamento oficial de 2023 do ICD-11, que é o padrão global atual para dados de saúde, documentação clínica e agregação estatística;
  • o termo "monkeypox" permanecerá um termo pesquisável no ICD, para corresponder às informações históricas.