Topo

Conteúdo publicado há
10 meses

Mais de 10 ilhas do Espírito Santo são fechadas após casos de gripe aviária

Gripe aviária - Peter Garrard Beck/Getty Images
Gripe aviária Imagem: Peter Garrard Beck/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Salvador

08/06/2023 14h25Atualizada em 08/06/2023 14h33

O governo do Espírito Santo determinou hoje (8) a proibição do acesso a mais 8 ilhas do estado após a identificação de casos de gripe aviária. A prefeitura de Vila Velha já havia anunciado na segunda-feira (6) o fechamento de outras 5 ilhas turísticas.

O que aconteceu:

A portaria com a medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do estado, assinada em conjunto entre a Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O acesso está proibido, por tempo indeterminado, no arquipélago de Três Ilhas e nas ilhas que pertencem ao território da Área de Proteção Ambiental de Setiba.

São elas: Quitongo, Cambaião, Guachumbas, Leste-Oeste, Guararema, Francisco Vaz, Toaninha, Alacaeira.

Em Vila Velha, está proibido o acesso as seguintes ilhas: Ilha dos Pacotes, Ilha da Pedra do Sapo, Ilha Pituã, Ilhas Itatiaia e Ilha das Garças.

O painel de monitoramento de casos de gripe aviária, organizado pelo Ministério da Agricultura, aponta 30 casos confirmados de focos de gripe aviária de alta patogenicidade, ou seja, grave.

Desses casos, 20 estão no Espírito Santo, 7 registros no Rio de Janeiro, enquanto São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia registram 1 caso cada.

No momento, não há casos confirmados de gripe aviária em humanos no Brasil. O UOL entrou em contato com os ministérios da Saúde e Agricultura sobre os números de suspeita de gripe aviária em humanos, mas ainda não obteve resposta.

Gripe aviária

Existem diversos vírus da influenza (gripe) que causam a gripe aviária. Um dos mais comuns e preocupantes é o H5N1. Essa variante costuma ser mais agressiva entre as aves.

A doença é muito mais comum em aves do que em humanos.

Os sintomas são sinais clássicos de uma gripe. Eles podem ser leves, moderados ou graves. São eles: tosse, secreção, febre, dor no corpo e na cabeça, falta de ar. Em casos graves, pode causar pneumonia e levar à morte.