Conteúdo publicado há 1 mês

Brasil ultrapassa 300 mortes por dengue e mais de 1,2 milhão de casos

O Brasil registrou 329 óbitos confirmados por dengue e 1.289.897 casos prováveis da doença. O cenário epidemiológico no país foi atualizado pelo governo federal nesta quarta-feira (6).

O que aconteceu

O Ministério da Saúde informou ainda que são 767 óbitos ainda em investigação. A taxa de incidência é de 635,2 casos por 100 mil habitantes.

Distrito Federal é a região com a maior incidência no país. Em seguida, estão Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Acre, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Pessoas entre 30 e 39 anos são as mais afetadas pela doença, seguidas da faixa etária de 40 a 49 anos. O grupo menos afetado é o de crianças com menos de um ano.

Os principais infectados são pessoas do sexo feminino (55,5%). Pardos também são os mais atingidos com a doença (49,76%).

Dengue em São Paulo

O governo de São Paulo decretou na terça-feira (5) estado de emergência para a dengue. O estado registrou, até quarta-feira (6), 36 mortes confirmadas pela doença. Há ainda outros 135 óbitos em investigação. O total de infectados chega a 230.773.

O estado de emergência foi decretado porque São Paulo atingiu patamar considerado alarmante. Há 311 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes nesta semana. O número de 300 para 100 mil é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) o patamar a partir do qual a região afetada tem que decretar a emergência.

Continua após a publicidade

O decreto permitirá nova alocação de recursos para o combate à doença, com o suporte do Ministério da Saúde.

Fique atento aos sintomas

  • Febre alta;
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça; e
  • Manchas vermelhas no corpo.

Em caso de sintomas, procure uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Não faço uso de medicamentos sem conhecimento médico.

Como se proteger

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater a proliferação do inseto. É importante eliminar possíveis locais de armazenamento de água, tomando cuidados como manter a caixa d'água fechada e encher até a borda os pratos das plantas com areia.

Continua após a publicidade

Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água também é uma recomendação dos especialistas. Além disso, é preciso manter as calhas limpas e não deixe água acumulada sobre a laje.

É importante também usar repelente.

Deixe seu comentário

Só para assinantes