Topo

Miss Universo 2012 faz homenagem às vítimas do massacre de Newtown

Cinco finalistas do Miss Universo 2012 fazem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Newtown - Joe Klamar/AFP
Cinco finalistas do Miss Universo 2012 fazem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Newtown Imagem: Joe Klamar/AFP

Fábio Luís de Paula

Do UOL em São Paulo

20/12/2012 00h41Atualizada em 20/12/2012 02h01

Após as cinco finalistas do Miss Universo 2012 responderem às perguntas dos jurados na noite desta quarta-feira (19), em Las Vegas, a apresentadora Giuliana Rancic pediu à plateia para fazerem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do massacre de Newtown, que deixou 26 pessoas mortas na última sexta (14) em em Connecticut, nos Estados Unidos. Entre as vítimas, 20 eram crianças entre 5 e 7 anos.

A gaúcha Gabriela Markus chegou ao top 5 e quase quebrou o jejum do Brasil na conquista da coroa de Miss Universo. Ela ficou em quinto lugar. A vencedora foi a americana Olivia Culpo, seguida pela Miss Filipinas, Janine Tugonon (2º lugar), Miss Venezuela, Irene Esser (3º lugar), e Miss Austrália, Renae Ayris (4º lugar). No total, 89 candidatas do mundo todo disputavam a vaga que pertencia à angolana Leila Lopes.

O concurso

O maganata Donald Trump abriu o concurso vestido de Papai Noel, seguido pela apresentação das 89 misses que disputam a coroa ao som da música "Live while you we're young", da boy band New Direction.

Logo depois anunciaram o top 16, seguido por um desfile de biquíni e o anúncio do top 10 que, além da brasileira e das misses Venezuela, Austrália, EUA e Filipinas, foi composto pela Miss França, Marie Payet, Miss Rússia, Elizaveta Golanova, Miss Hungria, Agnes Konkoly, Miss África do Sul, Melinda Bam e Miss México, Karina Gonzalez.

Logo depois, ao som da banda Train, as meninas desfilaram com seus vestidos de gala e o top 5 foi anunciado, sgeuido das perguntas às finalistas.

Para venezuelana, o jurado Diego Boneta perguntou se ela pudesse mudar alguma lei, qual seria. O jurado Nigel perguntou à candidata filipina se falar inglês era pré-requisito para ser Miss Universo - esta pergunta foi enviada por um internauta pelo Twitter.

A Miss Austrália respondeu uma pergunta sobre peso, e disse que se alguém disser que ela está gorda, não vai se importar desde que eu me sinta bem consigo mesma. Para a americana foi perguntado se já se arrependeu de ter feito alguma coisa.

Gabi Markus respondeu sobre mulheres que usam biquíni em público e são taxadas de símbolos sexuais. Sua resposta foi a seguinte: "Eu acredito que nao é apenas na forma como nos vestimos que podemos transparecer a nossa pessoa. Conseguimos mostrar nosso caráter vestindo um vestido de gala ou biquíni. O que importa é que conseguimos mostrar as pessoas que somos realmente em nossos corações."

A Miss China, Ji Dan Xu, venceu o desfile de trajes típicos e a Miss Kosovo foi eleita Miss Fotogenia.

Reinado mais longo

A angolana Leila Lopes venceu a 60ª edição do Miss Universo em setembro do ano passado, em São Paulo. Como coroou sua sucessora em dezembro de 2012, é a vencedora que está a mais tempo no posto, em um reinado de 15 meses.