Dois terremotos de magnitude 7 atingem Chile; alerta de tsunami ativado
Dois terremotos de magnitude 7 atingiram a costa norte do Chile neste domingo (16), com uma diferença de um minuto, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O primeiro tremor foi registrado às 21H16 GMT (18H16, horário de Brasília) a 61 km de Iquique, com 35 km de profundidade, enquanto o segundo ocorreu a 68 km da cidade portuária, com 33 km de profundidade.
O Departamento Nacional de Emergência do Chile (Onemi) informou que, até o momento, o terremoto não "provocou nenhum dano a pessoas, bem como nenhuma alteração nos serviços básicos ou de infra-estrutura foi reportada".
Segundo um primeiro boletim oficial chileno, feito pelo Centro Sismológico da Universidade do Chile, a magnitude do tremor teria sido de 6,3 na escala Richter.
O Onemi informou ainda que "existe uma possibilidade de que seja gerado um tsunami menor", entre as regiões de Arica e Tocopilla, no norte do Chile.
As duas localidades receberam um alerta de evacuação preventiva.
"Terremotos desta magnitude às vezes geram tsunamis locais que podem provocar destruição ao longo das regiões costeiras localizadas a centenas de quilômetros de distância do epicentro do tremor", alertou o serviço norte-americano de advertência de tsunamis do Pacífico, em comunicado.
Imagens da televisão local mostram que imediatamente após o terremoto sirenes de emergência começaram a soar na cidade de Iquique, pedindo para que a população se abrigasse em locais altos.
Após uma hora do tremor, nenhuma alteração importante havia sido registrada nas regiões afetadas, onde parte da população já havia respondido aos alertas de evacuação preventiva, segundo informa a imprensa local.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.