Tempestade de neve mata 15 mil vacas no Texas

Em Chicago

  • John Weast/Getty Images/AFP

    Nevasca histórica atingiu o Texas (EUA) no fim de 2015

    Nevasca histórica atingiu o Texas (EUA) no fim de 2015

Uma nevasca anormal matou pelo menos 15 mil vacas leiteiras no Estado americano do Texas e por quase dois dias impediu os agricultores de ordenharem as que sobreviveram --informaram autoridades nesta segunda-feira (4).

A tempestade de inverno brutal despejou uma neve pesada na parte norte do Texas em 26 de dezembro, e os agricultores ainda não conseguiram avaliar completamente o estrago.

"Eles ainda estão tentando levar a neve para fora, mas pelo menos parou de nevar", afirmou à AFP Kirsten Voinis, porta-voz da Associação de Leiteiros do Texas.

Fazendeiros do Texas têm o costume de deixar as vacas pastando ao ar livre, em vez de mantê-las trancadas em celeiros. A tempestade, repentina, ocorreu sem qualquer previsão para que eles pudessem colocar os animais para dentro.

A associação estima que a tempestade matou cerca de 10% de vacas leiteiras da região. Ainda não há uma estimativa quanto ao número de bezerros e novilhos que morreram.

A eliminação das carcaças, segundo a Associação, será um grande desafio.

"Nós geralmente os enviamos para renderização, mas não temos certeza se a renderização será capaz de lidar com um número tão grande", disse Voinis.

"Estamos tentando descobrir se há capacidade de inverno, ou se temos de enterrá-los. Isso abre outras questões... qualidade da água e como ela afeta a terra".

Muitas das vacas sobreviventes provavelmente também darão menos leite nos próximos meses. Elas normalmente são ordenhadas duas vezes por dia, mas as estradas ruins e a neve impediram os trabalhadores rurais de irem até os celeiros para serem ordenhadas por até dois dias.

"Quando uma vaca leiteira passa tanto tempo sem ser ordenhada, sua produção de leite começa a secar", explica Darren Turley, diretor-executivo da Associação de Leiteiros do Texas, em um comunicado.

"Isso significa que as vacas leiteiras da região vão dar menos leite nos próximos meses. Menos leite no mercado será sentido pelo consumidor final também".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos