Topo

Quatro baleias cachalotes são encontradas mortos no litoral britânico

O corpo de uma baleia cachalote foi encontrada em uma praia próxima a Skegness - AFP
O corpo de uma baleia cachalote foi encontrada em uma praia próxima a Skegness Imagem: AFP

24/01/2016 21h43

Quatro baleias cachalotes foram encontrados encalhados mortos em praias do nordeste da Inglaterra - anunciou a Guarda Costeira britânica, neste domingo (24).

Os agentes acreditam que esses animais sejam do mesmo grupo encontrado morto na Alemanha e na Holanda nos últimos dias.

"O guarda de uma reserva natural local alertou a Guarda Costeira, depois de encontrar dois cachalotes, de quase 15 metros de cumprimento, ontem (sábado) por volta das 20h30 locais (18h30 em Brasília). Um terceiro cachalote morto foi encontrado esta manhã, na praia de Skegness (nordeste)", informou a Guarda Costeira em um comunicado.

"Provavelmente, faziam parte do mesmo grupo encontrado morto sexta-feira, na praia de Hunstanton, e não se sabe onde o restante da manada está atualmente", acrescentaram.

Richard Johnson, da Guarda Costeira, afirmou que, provavelmente, "os três cachalotes de Skegness morreram no mar e depois ficaram encalhados. Pedimos à população que não se aproxime da praia".

Segundo o diretor da Seawatch Foundation, Peter Evans, os cachalotes podem ser parte do grupo de 12 exemplares encontrados mortos este mês, em circunstâncias similares. Foram seis na Holanda e seis na Alemanha.

Evans acreditam em que eles tenham se perdido quando procuravam alimento e acabaram em águas pouco profundas.

O cachalote é o maior dos cetáceos com dentes. Pode medir até 20 metros de cumprimento e pesar mais de 50 toneladas. Tem o maior cérebro do reino animal atual.