Policial que matou negro desarmado é acusada por homicídio culposo nos EUA
Uma policial americana que matou um negro desarmado em Tulsa, Oklahoma, foi acusada nesta quinta-feira (22) por homicídio culposo, em um contexto de debate nacional sobre os abusos das forças de ordem contra afro-americanos.
O processo contra Betty Shelby foi anunciado no momento em que, do outro lado do país, a cidade de Charlotte, Carolina do Norte, vive violentas manifestações após a morte de um negro, também abatido pela polícia.
A policial "é objeto de uma ordem de prisão", afirmou o promotor Steve Kunzweiler em coletiva de imprensa.
Shelby é acusada de ter atirado em Terence Crutcher, que havia recebido ordens de vários policiais para caminhar até seu veículo com as mãos para o alto.
O incidente, ocorrido na sexta-feira (16) em uma estrada de Oklahoma, foi gravado por câmeras que estavam em um helicóptero, em diferentes ângulos, e em um veículo da polícia.
Segundo os documentos entregues ao tribunal de Tulsa, e que foram consultados pela AFP, Shelby se sentiu ameaçada por Crutcher, ainda que ele não levasse uma arma consigo ou no veículo.
A morte de Terence Crutcher se soma aos inúmeros casos de brutalidade policial contra negros desarmados nos últimos anos.
Em Charlotte, as autoridades pediram nesta quinta-feira reforço militar da Guarda Nacional para conter os manifestantes que denunciam desde terça-feira (20) à noite a morte de um negro pela polícia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.