Peça em forma de tamanco é encontrada em Auschwitz

Em Varsóvia

  • AFP

    O pequeno tamanco de madeira ao lado de um palito de fósforo

    O pequeno tamanco de madeira ao lado de um palito de fósforo

Um pequeno tamanco de madeira que provavelmente pertencia a uma mulher deportada foi encontrada no sótão de um edifício anexo ao campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, anunciou uma fundação local.

"É um pequeno objeto de arte de Auschwitz, um tamanco talhado de sete milímetros com uma corrente, certamente a joia de uma prisioneira", disse a presidente da fundação Espaços da Memória Auxiliar (FPMP), Agnieszka Molenda.

"Ignoramos praticamente tudo sobre o objeto. A quem pertenceu, quem o fabricou e como", completou Molenda, para quem a peça é um sinal de resistência, já que no campo era proibido portar este tipo de objeto.

A miniatura foi encontrada há alguns dias no sótão de um edifício em obras em Budy, onde os nazistas haviam instalado um campo anexo a Auschwitz. Neste prédio, no dia 5 de outubro de 1942, mulheres que trabalhavam como vigias agrediram até a morte 90 judias francesas deportadas.

"O objeto, que estava escondido no cimento na área em que dormiam as prisioneiras, certamente pertencia a uma das vítimas do massacre", disse Molenda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos