Caribu e mariposa monarca em vias de extinção no Canadá

Ottawa, 6 dez 2016 (AFP) - O caribu e a mariposa monarca que vivem no Canadá estão "em vias de extinção", alertou nesta segunda-feira um comitê de especialistas após analisar diversos grupos de populações.

"Os caribus são, lamentavelmente, muito sensíveis às ações humanas e cada vez que os molestamos estes fatores de estresse parecem interagir de forma complexa com o rápido aquecimento do norte", explicou a especialista Justina Ray em um relatório do Comitê sobre a Situação de Espécies em Risco no Canadá (Cosepac).

O número de caribus está caindo de maneira "alarmante", "muitas manadas nórdicas têm alcançado níveis historicamente baixos e há motivo para preocupação porque, talvez, não se recuperem", destacaram os especialistas deste órgão científico, que emite recomendações ao governo central.

O Cosepac estudou este ano duas populações, uma situada no Ártico quebequense e outra na península de Labrador, que têm sido classificadas "em vias de extinção", o que significa que "seu desaparecimento é iminente".

As causas do eclipse deste animal selvagem envolvem o desmatamento da floresta boreal pela silvicultura, a exploração de minerais e os efeitos da mudança climática.

A mariposa monarca também está "em vias de extinção" porque seu habitat para hibernar no México, atualmente "muito pequeno", "segue desmoronando", adverte o Cosepac.

Este inseto recorre a cada outono boreal 4.000 km do Canadá ao México para fugir da neve, mas poderá desaparecer se não houverem condições apropriadas para passar o inverno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos