Torre Eiffel terá vidro blindado contra 'ameaça terrorista'
A Torre Eiffel vai ganhar um dispositivo de proteção que inclui um vidro blindado dos dois lados para enfrentar a "ameaça terrorista", decidiu nesta segunda-feira (27) o conselho da cidade de Paris.
O Conselho de Paris votou por unanimidade este projeto para dar segurança à área, com um orçamento de 20 milhões de euros, considerado necessário para enfrentar a "ameaça terrorista, que é particularmente elevada", indicou o organismo no texto publicado após a deliberação.
Os trabalhos deverão terminar no segundo trimestre de 2018.
O projeto prevê a instalação de um vidro blindado dos dois lados da torre para poder conservar a perspectiva, em frente ao rio Sena e à esplanada do Campo de Marte.
Os outros dois lados do quadrante serão fechados por cercas metálicas, com controles de segurança, que vão reproduzir o perfil do monumento.
Também será implementado um sistema mais amplo de proteção contra veículos, com a instalação de obstáculos nos dois eixos viários em volta da Torre Eiffel e um sistema de câmeras de segurança na calçada adjacente e dentro do monumento.
Trata-se de um dispositivo "eficaz, muito mais estético que as barreiras atuais e que vai contribuir para melhorar a qualidade da recepção", disse Jean-François Martins, encarregado de Turismo da prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
O projeto "responde à integralidade das prescrições feitas pela prefeitura de polícia" sobre segurança, disse o representante do organismo de segurança, delegado no Conselho de Paris.
A Torre Eiffel recebeu quase sete milhões de visitantes em 2015, cifra que caiu para seis milhões em 2016 devido a ataques terroristas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.