Topo

Satélite mostra preparativos para teste nuclear na Coreia do Norte

28/03/2017 23h45

Washington, 29 Mar 2017 (AFP) - Imagens de satélites de 25 de março oferecem indícios de preparativos para um novo teste nuclear na Coreia do Norte, afirmaram nesta terça-feira analistas da 38 North, um site de referência sobre o regime de Pyongyang.

As imagens divulgadas e analisadas pelos especialistas do 38 North mostram a presença de veículos e equipes (cabos de comunicação e bombas de água) na área nuclear de Punggye-ri, no norte do país. Os elementos seriam usados no preparo de um teste nuclear.

"A combinação desses fatores sugere preparativos bem avançados para um teste nuclear", explicou o 38 North, ressaltando a necessidade de manter a prudência antes de declarar a iminência da uma detonação atômica.

Na semana passada, militares americanos chegaram às mesmas conclusões antes de observar uma "atividade" em torno de aparatos nucleares na Coreia do Norte.

A Coreia do Sul manifestou preocupação com tais preparativos, recordando que "o último teste permitiu aparentemente (a Coreia do Norte) fazer progressos significativos no que envolve os motores", declarou o porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa, Lee Jin-woo.

"Mas é preciso uma análise mais ampla da força propulsiva e de suas potenciais aplicações".

Pyongyang já realizou cinco testes nucleares subterrâneos, dois deles em 2016, e tenta ter mísseis intercontinentais capazes de transportar uma arma atômica.

A Coreia do Norte é objeto de sanções internacionais por seus programas nuclear e balístico, e o governo americano não exclui a possibilidade de uma ação militar contra Pyongyang se o regime continuar avançando em seu programa de mísseis nucleares.