Merkel viaja à Rússia para retomar o diálogo com Putin

Em Sochi (Rússia)

  • Odd Andersen/AFP Photo

    Merkel e Putin em encontro ocorrido em Berlin em outubro do ano passado

    Merkel e Putin em encontro ocorrido em Berlin em outubro do ano passado

A chanceler alemã Angela Merkel se reunirá nesta terça-feira (2) com o presidente russo Vladimir Putin, na cidade de Sochi, em encontro que marca a primeira viagem à Rússia da chefe de governo da Alemanha desde 2015, indício de uma tentativa de reativar o diálogo entre Berlim e Moscou.

As relações entre os dois são tensas pela crise na Ucrânia, que provocou um nível de tensão entre Moscou e a União Europeia que não era registrado desde o fim da Guerra Fria.

Em todo este período, Merkel foi uma grande defensora das sanções impostas pelos europeus a Moscou pela anexação da Crimeia e por um suposto papel no conflito no leste da Ucrânia. Nas negociações também foi a principal interlocutora.

Esta é a primeira viagem de Merkel a Rússia desde sua visita relâmpago a Moscou em 10 de maio de 2015, quando a tensão estava no ponto máximo pelo conflito na Ucrânia.

Na época, Merkel, assim como a maior parte dos países ocidentais, boicotou o desfile militar de 9 de maio que celebrava os 70 anos da vitória sobre a Alemanha nazista.

Desde então, Angela Merkel e Vladimir Putin se encontraram em várias oportunidades em reuniões de cúpula com os presidentes da França, François Hollande, e da Ucrânia, Petro Poroshenko, para tentar encontrar uma solução ao conflito ucraniano, estagnado desde a assinatura dos acordos de Minsk em fevereiro de 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos