Topo

Candidatos para Constituinte de Maduro serão definidos em duas semanas

30/05/2017 17h17

Caracas, 30 Mai 2017 (AFP) - As candidaturas para a Assembleia Constituinte proposta pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, serão definidas em duas semanas, anunciou nesta terça-feira a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena.

Depois de se inscrever no site do CNE entre quarta e quinta-feira, os candidatos a legisladores deverão entregar os requisitos entre os dias 6 e 10 de junho, disse Lucena em uma declaração pública.

Isto inclui assinaturas de 3% dos eleitores do município ao qual estão concorrendo, acrescentou.

"Devemos preencher todos os requisitos para que a Junta Nacional Eleitoral possa avaliar essas candidaturas para permitir ou recusar as candidaturas entre 11 e 15 de junho", indicou Lucena.

A reitora recordou que haverá duas formas de se candidatar: a territorial, onde a votação será por municípios, e outra por setores sociais como estudantes, camponeses e empresários.

O trâmite, que será realizado entre quarta e quinta-feira, consiste em cada candidato se registrar no site do CNE e especificar o município ou setor social pelo qual se apresenta.

O sistema montará uma planilha para recolher as assinaturas de apoio e indicará quantas são necessárias.

A Assembleia será composta por 545 legisladores que reformarão a Constituição em um período de tempo não determinado.

No total, 364 serão escolhidos por votação territorial, 173 por setores sociais e oito por comunidades indígenas.

A oposição considera que a eleição é "fraudulenta" e busca apenas manter Maduro no poder.

Denuncia, entre outras coisas, que a votação setorial será realizada entre bases afins ao chavismo, enquanto a territorial outorgará mais peso ao voto oficialista pelo método da divisão de cadeiras.