Topo

Partido Trabalhista israelense elege novo líder

10/07/2017 13h26

Jerusalém, 10 Jul 2017 (AFP) - O Partido Trabalhista, principal legenda da oposição em Israel, elege um novo líder nesta segunda-feira (10), enquanto tenta sair de uma fase de declínio marcada pela sangria de seus partidários para as siglas de centro, ou de direita.

Dois candidatos disputam a liderança: Amir Peretz, político de carreira do Partido Trabalhista que liderou durante vários anos, e Avi Gabbay, ex-empresário e recém-chegado à política.

Cerca de 52.000 membros do partido são elegíveis para participar do segundo turno da disputa. As assembleias de voto abriram às 11h locais (5h, no horário de Brasília) e devem fechar às 21h (15h, em Brasília).

Por volta das 18h, a taxa de participação era de 36%, de acordo com o partido. Os resultados são esperados para a partir das 21h30.

Os dois candidatos chegaram ao segundo turno, depois de derrotarem outros cinco concorrentes à liderança do partido na semana passada. Amir Peretz obteve 32,7% dos votos, e Avi Gabbay, 27,1%.

O presidente em fim de mandato, Isaac Herzog, recebeu apenas 16,7% dos votos, ficando em terceiro lugar.

Advogado de formação, há muitos anos membro do Partido Trabalhista, Isaac Herzog não conseguiu se recuperar da derrota de seu partido nas eleições parlamentares de 2015.

Também sofreu com a guinada do eleitorado israelense à direita nos últimos anos. O Likud (direita) de Benjamin Netanyahu tem-se mantido no poder sem interrupção desde 2009.

Os dois candidatos são favoráveis a uma solução de dois Estados no conflito com os palestinos, mas, fora este ponto, têm pouco em comum.

Amir Peretz, de 65 anos, cuja candidatura é apoiada por Isaac Herzog, é um veterano da política israelense, ex-ministro da Defesa e do Trabalho. Por muito tempo, foi chefe do Histadrout, o principal sindicato do país.

Avi Gabbay, de 50, entrou para a vida política há pouco tempo, depois de ter sido diretor da empresa de comunicações Bezeq. Deixou o partido de centro-direita Kulanu em 2016.

bur-mjs-dms/vl/mr/tt