Rebeldes afirmam ter derrubado avião do regime sírio em região sob cessar-fogo

Beirute, 11 Jul 2017 (AFP) - Os rebeldes sírios afirmaram que derrubaram nesta terça-feira um avião do regime perto de uma região sob o cessar-fogo em vigor em três províncias do sul da Síria.

Dois grupos rebeldes que operam no sudeste da Síria reivindicaram em um comunicado conjunto a operação.

"O avião foi derrubado e caiu em um território sob controle do regime. Não sabemos o destino do piloto", afirmou Fares al-Munjed, do grupo rebelde "Forças de Ahmad al-Abdo".

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou que a ação aconteceu perto de uma localidade próxima da fronteira entre as províncias de Damasco e de Sueida.

Sueida, Deraa e Quneitra são as três províncias onde um cessar-fogo acordado pelos Estados Unidos, Rússia e Jordânia entrou em vigor no domingo às 12h00 (6h00 de Brasília).

Essas províncias do sul da Síria fazem parte das "zonas de desescalada" do plano concluído entre a Rússia e o Irã, aliados do regime de Damasco, e a Turquia, que apoia grupos rebeldes.

Apesar da trégua, globalmente respeitada, o regime sírio lançou na segunda-feira uma ofensiva contra os rebeldes na província de Sueida, segundo o OSDH, mas um veículo estatal afirmou que a ofensiva era dirigida contra extremistas islâmicos.

Segundo o OSDH e grupos rebeldes, os confrontos continuavam nesta terça-feira na província.

A trégua nas três províncias entrou em vigor um dia antes do início da sétima rodada de negociações de paz entre a oposição e o regime sírio em Genebra, organizadas pela ONU.

A guerra na Síria, que já fez mais de 320.000 mortos, foi iniciada em 2011 pela repressão de manifestações pacíficas pró-democracia, mas, ao longo dos anos, tornou-se mais complexa com o envolvimento de vários atores regionais e internacionais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos