Topo

Milhares de turistas abandonam Bali após reabertura de aeroporto

30/11/2017 06h04

Dempassar, Indonésia, 30 Nov 2017 (AFP) - Milhares de turistas estrangeiros se preparavam nesta quinta-feira para deixar a ilha indonésia de Bali, um dia depois da reabertura do aeroporto de Denpasar, que permaneceu fechado por três dias em consequência das cinzas emitidas pelo vulcão Agung.

"Desde a reabertura do aeroporto, os voos recomeçaram e a situação volta progressivamente ao normal", declarou Israwadi, porta-voz do aeroporto internacional, que como muitos indonésios tem apenas um nome.

"Milhares de pessoas deixaram Bali. Na noite passada, mais de 1.000 pessoas embarcaram em aviões", completou, sem divulgar números preciso sobre a quantidade de turistas que já deixaram a ilha e os que ainda permanecem no território indonésio.

Quase 120.000 turistas estavam retidos desde segunda-feira na ilha, que tem praias paradisíacas e atrai viajantes de todo o mundo, depois que o vulcão Agung entrou em atividade.

O aeroporto foi reaberto na tarde de quarta-feira, após uma mudança de direção do vento.

A última erupção do Agung em 1963 provocou 1.600 mortes depois que muitos moradores não foram retirados da região a tempo.

str-dsa/pb/bfi/plh/an/fp