Topo

Marinha uruguaia captura barco brasileiro fazendo pesca ilegal

22/02/2018 21h01

Montevidéu, 23 Fev 2018 (AFP) - Uma embarcação de bandeira brasileira e 10 tripulantes também brasileiros foi capturada por elementos da Marinha Nacional do Uruguai quando realizava pesca ilegal de atum em águas marítimas uruguaias, informou nesta quinta-feira (22) um porta-voz da dependência.

Uma aeronave da Aviação Naval e um navio de superfície com um corpo de fuzileiros conseguiram na quarta-feira a detenção e captura da embarcação, 120 milhas a sudeste do porto de La Paloma, disse à AFP Gastón Jaunsolo, porta-voz da Armada.

Durante a operação implementada pelos militares foi "capturado um pesqueiro com 10 tripulantes a bordo", indicou o porta-voz, que precisou que tanto o navio como seus ocupantes foram postos à disposição da justiça em La Paloma, um movimentado porto situado 225 km ao leste de Montevidéu.

Trata-se da primeira detenção deste tipo este ano em águas territoriais, acrescentou Jaunsolo, ao reconhecer que embarcações de diferentes nacionalidades costumam entrar na Zona Econômica Exclusiva do Uruguai mas nem sempre se consegue sua captura.

O porta-voz indicou que ainda não se determinou o volume da pesca confiscada.