Topo

Santo Sepulcro fica fechado pelo terceiro dia em Jerusalém

27/02/2018 08h01

Jerusalém, 27 Fev 2018 (AFP) - O Santo Sepulcro, onde está o túmulo de Jesus Cristo segundo a tradição cristã, continuava fechado nesta segunda-feira (27) pelo terceiro dia consecutivo, em um protesto sem precedentes contra uma medida fiscal e um projeto de lei israelense sobre os bens das igrejas.

No domingo, os chefes das igrejas greco-ortodoxa, armênia e católica, que compartilham a guarda do local, adotaram a decisão excepcional de fechar as portas desse monumento construído, segundo a tradição cristã, no lugar da crucificação e onde fica o túmulo de Cristo.

Os líderes religiosos protestam contra uma decisão anunciada há algumas semanas pela prefeitura israelense de Jerusalém de obrigá-los a pagar impostos sobre suas propriedades que não sejam locais de culto, ou de educação religiosa, mas que tenham atividades comerciais que geram receita.

Também protestam contra uma projeto de lei israelense, o qual - alegam - atacaria seus direitos de propriedade em Jerusalém.

Há três dias, milhares de peregrinos e de turistas de todo o mundo encontraram fechados os pesados portões de madeira do Santo Sepulcro. Foram muito raros os fechamentos anteriores no último quarto de século - e por tempo limitado.

Por enquanto, nada parece indicar que vai-se superar facilmente a crise entre as igrejas e as autoridades israelenses.

Em nota, o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, disse que a cidade planeja recuperar impostos atrasados da ordem de 650 milhões de shekels (ou 170 milhões de dólares) em algumas propriedades, como "hotéis, salas de reunião e lojas" que pertencem às igrejas.

Os líderes cristãos consideram que o projeto compromete seu trabalho diário e alegam que esses bens servem para sua obra social.

mab-lal/feb/me.