Topo

Exército sírio entra em cidade-chave de Ghouta Oriental

Bombardeios em Ghouta se arrastam há semanas; a foto é do dia 28 de fevereiro - Ammar Suleiman/AFP
Bombardeios em Ghouta se arrastam há semanas; a foto é do dia 28 de fevereiro Imagem: Ammar Suleiman/AFP

Beirute

14/03/2018 20h40

O Exército sírio conseguiu entrar na noite desta quarta-feira (14) em Hammuriyeh, uma cidade-chave do reduto rebelde sitiado de Ghouta Oriental, submetido a intensos bombardeios, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"As forças do regime atacaram Hammuriyeh e conseguiram tomar o controle parcial" desta cidade, localizada no sul do enclave rebelde, a leste de Damasco, indicou o OSDH.

Apoiadas pela Rússia, as forças do regime lançaram em 18 de fevereiro uma vasta operação contra Ghouta Oriental, o último bastião rebelde próximo à Damasco.

A ofensiva dividiu o enclave em três setores, cada um controlado por grupo rebelde diferente.

A zona em torno de Hammuriyeh está sob o controle do Faylaq al-Rahman, submetido a intenso bombardeio das forças do regime nos últimos dias, segundo o correspondente da AFP.

Nesta quarta, o correspondente da AFP viu um homem carregando os corpos de seus dois filhos mortos na porta de casa.

Um médico da região declarou que as equipes de socorro não estão atendendo às vítimas devido ao intenso bombardeio das forças do regime.

"Os feridos estão nas estradas. Não podemos nos deslocar. Os aviões de ataque atiram em tudo o que se move", disse Ismail al-Khateeb. "Não sabemos o que ocorreu com as famílias que fugiram em meio aos bombardeios".

Ao menos 1.220 civis já morreram em Ghouta Oriental desde 18 de fevereiro, segundo o último levantamento.