Pela primeira vez, senadora norte-americana dá à luz durante mandato

Washington

  • Alex Brandon/AP

    14.fev.2018 - A senadora norte-americana Tammy Duckworth

    14.fev.2018 - A senadora norte-americana Tammy Duckworth

A americana Tammy Duckworth anunciou nesta segunda-feira (9) que deu à luz uma menina, se tornando a primeira integrante do Senado dos Estados Unidos a ser mãe durante seu mandato.

"Bryan, Abigail e eu não poderíamos estar mais felizes de dar as boas-vindas à pequena Maile Pearl a nossa família", disse a legisladora democrata de Chicago por meio de sua conta no Twitter.

Duckworth, de 50 anos e casada com Bryan Bowlsbey, um militar reformado como ela, teve sua segunda filha em um hospital no subúrbio de Washington, segundo o Chicago Tribune.

Não é a primeira vez que é mãe sendo legisladora: sua primogênita, Abigail, nasceu em 2014, quando integrava a Câmara de Representantes.

Duckworth é uma mulher de marcos: é a primeira congressista nascida na Tailândia e a primeira legisladora com as duas pernas amputadas, que perdeu durante uma missão no Iraque em 2004.

Ao revelar em janeiro que estava esperando um bebê, a senadora disse que havia chegado "o momento" de que houvesse uma grávida no Senado, e denunciou a "falta de representatividade" no país. As outras nove mulheres no Congresso que tiveram um filho durante o mandato eram membros da Câmara baixa.

Militar reformada condecorada, Duckworth perdeu as pernas e esteve à beira da morte no Iraque em 12 de novembro de 2004, quando o helicóptero Blackhawk que pilotava foi atingido por uma granada.

Após uma longa reabilitação, acabou sendo nomeada pelo ex-presidente Barack Obama em 2009 como subsecretária do Departamento de Assuntos dos Veteranos dos Estados Unidos.

Duckworth nasceu em 1968 em Bangcoc, onde seu pai, um fuzileiro naval americano, realizou tarefas humanitárias. Depois de viver em Cingapura e Jacarta, sua família se mudou para o Havaí, onde sobreviveu graças à ajuda alimentícia do governo.

Antes de optar pelo Exército, pensava em se dedicar à diplomacia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos