Topo

Greve suspende produção da Shell em plataforma do mar do Norte

10/07/2018 08h14

Oslo, 10 Jul 2018 (AFP) - A petroleira Shell anunciou, nesta terça-feira (10), a suspensão de sua produção no campo de Knarr, no mar do Norte, por causa de uma greve que afeta oito operadores em alto-mar na Noruega.

"A produção em Knarr está parada por causa da greve. O campo tem uma produção diária de 3.800 m3", o que representa cerca de 23.000 barris de petróleo, disse à AFP a porta-voz da Shell Kitty Eide.

Ao todo, 670 empregados que trabalham em nove plataformas, ou navios, e que são afiliados ao sindicato do setor energético Safe, entraram em greve na madrugada de quarta-feira, após o fracasso das negociações sobre salários e pensões com a federação de armadores noruegueses Rederiforbundet.

A greve terá "enormes consequências para a reputação, a economia e o emprego" no setor petroleiro, disse o negociador da organização patronal, Jakob Korsgaard.

Maior produtor de petróleo da Europa Ocidental, a Noruega extraiu 580,6 milhões de barris em 2017, uma média de 1,591 milhão de barris diários.

gab/hdy/pc/zm/tt

ROYAL DUTCH SHELL PLC