Topo

Trump fala de possíveis "novos encontros" com Kim Jong Un

11/04/2019 17h38

Washington, 11 Abr 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou nesta quinta-feira da possibilidade de se encontrar novamente com o líder norte-coreano Kim Jong Un, seis semanas depois da segunda cúpula realizada em Hanói.

Trump declarou, do Salão Oval e acompanhado por seu colega sul-coreano Moon Jae-in, que deseja discutir com ele "possíveis novos encontros" com Kim.

O presidente não indicou datas, mas destacou suas boas relações com Kim. "Esperamos que isso nos leve a ter boas notícias (...) para o mundo", acrescentou.

"Eu gosto das cúpulas, gosto de estar com o presidente norte-coreano", disse ele. Kim é "uma pessoa que conheço muito bem, que eu respeito (...) Acredito realmente que, em um período de tempo, muitas coisas boas acontecerão. Acho que a Coreia do Norte tem um tremendo potencial", acrescentou.

"Queremos que as sanções sejam mantidas", ressalvou.

Uma terceira cúpula daria continuidade ao avanço histórico de Trump registrado no ano passado, quando ele se reuniu com Kim pela primeira vez em Singapura, e depois em fevereiro, em um novo encontro em Hanói, que terminou sem avanços no objetivo de fazer com que a Coreia do Norte fizesse concessões relativas a seu programa nuclear.

Desde o fracasso de Hanói, o governo Trump insiste em querer chegar a um "grande acordo" que permita a "completa e verificável desnuclearização da Coreia do Norte" em troca do levantamento das sanções que mantêm a economia do país sufocada.

sms-jca/iba/llu/lb/cc