Topo

Forças sírias cercam posto de observação turco perto de Idlib

23/08/2019 06h14

Beirute, 23 Ago 2019 (AFP) - As forças do regime sírio cercaram nesta sexta-feira um posto de observação do exército turco perto da província de Idlib, no noroeste do país, depois de assumir o controle de várias localidades na região.

"As forças do regime cercam o posto de observação turco de Morek depois de conquistar as outras localidades da região, que fica entre as províncias de Idlib e de Hama", informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Toda a região foi cercada pelas forças governamentais na quarta-feira, quando o regime sírio conquistou a cidade de Khan Sheikhun, após o recuo dos jihadistas e dos rebeldes, segundo o OSDH.

"O regime assumiu o controle de todas as localidades e dos vilarejos da região cercada, especialmente Kafr Zita e Latamne, sem qualquer combate ou resistência", afirmou à AFP o diretor da ONG, Rami Abdel Rahman.

O regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, e sua aliada Rússia bombardeia quase diariamente, desde abril, Idlib e as zonas vizinhas das províncias de Hama, Latakia e Aleppo, que são controladas pelos jihadistas do grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS, ex-braço sírio da Al-Qaeda), e que também abrigam grupos rebeldes.

Desde 8 de agosto, as forças governamentais intensificaram a pressão com um avanço por terra.

A Turquia, na fronteira com a região de Idlib e que apoia alguns grupos rebeldes sírios, mobilizou forças em vários postos de observação nas províncias de Idlib e de Hama.

A presidência turca advertiu na quarta-feira que não cogita fechar ou transferir o posto de observação de Morek. Todos os postos de observação "continuarão operando onde estão", afirmou Ancara.

A guerra na Síria, iniciada em 2011, provocou mais de 370.000 mortes.

tgg/iw/mis/bc/mis/fp