Topo

Trump revoga autoridade da Califórnia para impor limites a emissões de carros

18/09/2019 13h47

Washington, 18 Set 2019 (AFP) - O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (18) a revogação da autoridade da Califórnia para estabelecer limites estaduais para a emissão de gases poluentes de automóveis.

O movimento do governo Trump se dá após o acordo firmado pelo estado da Califórnia com grandes fabricantes de automóveis para a produção de carros ambientalmente mais eficientes para o mercado americano.

"O governo Trump está revogando a Isenção Federal da Califórnia em emissões para produzir carros bem mais baratos para o consumidor e, ao mesmo tempo, tornando os carros substancialmente MAIS SEGUROS", tuitou Trump.

O Executivo de Trump alega que padrões mais rígidos implicam custos mais altos para os consumidores, o que deprime o mercado de carros novos e, no fim das contas, deixaria nas ruas veículos mais antigos e menos seguros.

"Vão ser produzidos muitos mais carros segundo este novo padrão mais uniforme, o que implica que tenha significativamente mais EMPREGOS", tuitou Trump.

O governador da Califórnia, o opositor Gavin Newsom, classificou o plano para reduzir suas competências como uma "vergonha política" e prometeu recorrer aos tribunais.

Os críticos desta iniciativa também destacam que o governo vai contra o princípio de autonomia dos estados, uma posição defendida pelo Partido Republicano, ao qual Trump pertence.

ia/jm/tt/ll

Mais Notícias