Topo

Exército do Iraque admite uso excessivo de força nas manifestações

07/10/2019 16h37

Bagdá, 7 Out 2019 (AFP) - O exército iraquiano reconheceu nesta segunda-feira (7), pela primeira vez, que fez uso excessivo da força durante o movimento de protestos que eclodiu na última terça-feira.

Desde 1º de outubro, o movimento de protesto estourou em Bagdá e nas cidades do sul do país para exigir a renúncia do governo, acusado de corrupção, e mais de 100 pessoas perderam a vida, a maioria manifestantes; além disso, mais de 6.000 ficaram feridos, de acordo com o último balanço oficial.

O presidente iraquiano, Barham Saleh, pediu nesta segunda para "cessar a escalada" após uma semana de violência e disse que deseja "um diálogo nacional sem ingerência estrangeira" para atender às demandas dos manifestantes.

Em um discurso televisionado esta noite, o chefe de Estado considerou que "quem disparou contra os manifestantes pacíficos e as forças de ordem são inimigos do povo" e pediu a aplicação de medidas para evitar "o recurso à força excessiva", que o exército admitiu ter usado em um bairro de Bagdá.

Por sua vez, o Irã, país vizinho e aliado do Iraque, denunciou uma conspiração, em alusão às manifestações espontâneas, que respondem às convocações feitas nas redes sociais.

Depois de uma noite caótica em Sadr City, no leste de Bagdá, onde 13 pessoas morreram em confrontos entre manifestantes e forças de segurança, segundo fontes médicas, o comando militar admitiu "uso excessivo da força que excedia os padrões".

"Já estamos pedindo explicações aos policiais que cometeram esses erros", afirma um comunicado.

Vídeos feitos na cidade mostram manifestantes se escondendo sob rajadas ininterruptas de tiros, alguns realizados com armas pesadas.

Não é fácil para as forças de segurança e a mídia entrar neste reduto do líder xiita Moqtada Sadr, que, na sexta-feira, pediu a renúncia do governo do primeiro-ministro Adel Abdel Mahdi.

- Golpe de Estado -Desde terça-feira, as autoridades acusam "atiradores não identificados" de disparar contra manifestantes e forças de segurança.

Mas os ativistas de direitos humanos acusaram as forças de segurança de abrir fogo indiscriminadamente contra manifestantes.

Nesse contexto, o chefe do Hashd Al Shaabi, uma poderosa coalizão paramilitar dominada por milícias xiitas próximas ao Irã, declarou-se disposto a intervir e impedir "um golpe de estado ou uma rebelião", caso o governo iraquiano peça.

Ao denunciar uma conspiração, Faleh Al Fayadh alertou em uma entrevista coletiva em Bagdá que Hashd queria "o fim da corrupção e não o fim do regime", em resposta a um dos slogans cantados nos protestos na semana passada.

O guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, acusou, por sua vez, os "inimigos" de tentar "semear a discórdia" entre Irã e Iraque.

"Irã e Iraque são duas nações cujo coração e alma estão ligados (...) Os inimigos buscam semear a discórdia, mas fracassaram e seu complô não terá efeito", escreveu Khamenei no Twitter, sem entrar em detalhes sobre a identidade dos "inimigos".

De acordo com a agência oficial Irna, o tuíte foi publicado como reação às manifestações que acontecem no Iraque, principalmente em Bagdá e no sul do país, de maioria xiita.

Teerã mantém relações próximas com Bagdá desde a queda de Sadam Hussein em 2003, e reforçou sua influência no Itaque apoiando vários partidos e grupos xiitas.

- Lavrov em Bagdá -No domingo, pela primeira vez desde o início do movimento, que também exige mais empregos para os jovens e melhorias nos serviços públicos, os manifestantes não se reuniram no centro de Bagdá.

Havia apenas concentrações em Sadr e arredores, na periferia da capital, como no sul do país.

Ainda no domingo, governo iraquiano anunciou uma série de medidas sociais em resposta às reivindicações dos manifestantes.

Ao fim de um conselho extraordinário, o governo de Adel Abdel Mahdi anunciou um decreto com 17 medidas sociais, que incluem auxílio-moradia, assim como seguro-desemprego para os jovens.

Também foi anunciada a construção de 100.000 casas.

Mahdi ordenou ainda a instalação de vagas para os vendedores ambulantes, em uma tentativa de criar empregos, em especial para os jovens. Hoje, um a cada quatro nesta faixa etária não tem trabalho no Iraque.

As autoridades anunciaram também que vão incluir as pessoas mortas desde terça-feira na lista de "mártires", para que seus familiares possam pedir indenizações por sua perda.

Por outro lado, o premier iraquiano anunciou ter falado por telefone com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, sobre os últimos acontecimentos no Iraque, enquanto o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, visita Bagdá, uma viagem prevista antes do início dos protestos.