Topo

Secretário de Defesa dos EUA se reúne com rei saudita

22/10/2019 18h41

Riade, 22 Out 2019 (AFP) - O secretário de Defesa americano, Mark Esper, se reuniu nesta terça-feira (22) com o rei Salman bin Abdel Aziz para abordar a "cooperação estratégica" entre os Estados Unidos e Arábia Saudita, após a decisão de Washington de enviar milhares de soldados para esse país.

O encontro em Riad, onde Esper chegou na noite de segunda-feira, também se concentrou em questões de defesa, de interesse comum e na situação da região, informou a agência oficial do SPA.

A audiência contou com a presença de vários funcionários do alto escalão do governo saudita, entre eles o vice-ministro de Defesa, o príncipe Khalid bin Salman.

O chefe do Pentágono também conversou com o príncipe herdeiro e ministro da Defesa, Mohammed bin Salman, sobre "cooperação militar e defesa", acrescentou SPA.

Washington aprovou em 11 de outubro o envio de vários milhares de soldados para a Arábia Saudita para proteger seu grande aliado na região de atos de "desestabilização" realizados pelo Irã, segundo os Estados Unidos.

Além dos militares, os reforços incluem mísseis Patriot e o sistema antimísseis THAAD.

Nos últimos meses, as tensões na região aumentaram entre Arábia Saudita e Estados Unidos, de um lado, e o inimigo de ambos, o Irã.