EUA conhece novo líder do Estado Islâmico, afirmou Trump
Washington, 1 Nov 2019 (AFP) - O presidente Donald Trump disse nesta sexta-feira (1º) que os Estados Unidos conhecem o novo líder do grupo Estado Islâmico (EI), eleito após a morte de Abu Bakr al-Baghdadi, morto em uma operação liderada pelos americanos.
"O EI tem um novo líder. Sabemos exatamente quem ele é!", tuitou Trump.
As autoridades americanas não deram mais detalhes.
Em um comunicado, o EI confirmou a morte de seu líder e disse que seu substituto era Abu Ibrahim al-Hashimi al-Quraishi. Pouco se sabe sobre esse novo líder, porém.
Seu nome raramente foi mencionado como um possível sucessor nas várias oportunidades em que a morte de Baghdadi foi erroneamente anunciada.
Nathan Sales, coordenador antiterrorista do Departamento de Estado, não deu detalhes sobre Hashimi ao ser consultado pela imprensa, e disse somente que os Estados Unidos estavam "investigando o líder, seu papel, a organização da qual provém".
"Continuaremos submetendo essa organização a uma implacável pressão antiterrorista utilizando todas as ferramentas do poder nacional", disse Sales.
"Desmantelaremos o grupo independentemente de quem seja seu quadro de liderança", acrescentou.
Bagdadi, que dirigiu o Estado Islâmico desde 2014 e era o homem mais buscado do mundo, morreu no domingo em uma operação das forças especiais americanas na província de Idlib, no noroeste da Síria.
O porta-voz do Estado Islâmico, Abu Hassan al Muhajir, também confirmou o assassinato.
Em um comunicado, o grupo jihadista disse que seu corpo legislativo e consultivo se reuniu após a morte de seu chefe e "acordou" uma substituição.
sms/dw/mls/dga/mls/ll/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.