Topo

Bolívia entrega traficante brasileiro à PF

29/11/2019 18h50

La Paz, 29 Nov 2019 (AFP) - A Bolívia entregou nesta sexta-feira o traficante Pedro Montenegro às autoridades do Brasil, informou o ministério do Interior em La Paz.

Montenegro "foi extraditado hoje para o Brasil, seguindo todos os procedimentos legais correspondentes", assinalou o ministério.

O narcotraficante foi entregue a "federais brasileiros" no Aeroporto de Corumbá, onde chegou de helicóptero procedente de Santa Cruz (leste), destaca o órgão.

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Bolívia deu sinal verde à extradição de Montenegro na segunda-feira, após o escândado envolvendo o traficante e chefes da polícia local.

Em meados de maio passado, o Brasil pediu a extradição de Montenegro, dias após ser detido, quando a imprensa local publicou fotos do traficante ao lado de comandantes da polícia da cidade de Santa Cruz.

O escândalo provocou a destituição e posterior prisão do chefe da polícia especializada FELCC de Santa Cruz, Gonzalo Medina, e de outros membros de sua unidade.

Montenegro não apenas transitava entre os comandantes da polícia, mas também teve sua ficha criminal apagada dos sistemas de dados da instituição.

O Brasil emitiu uma ordem internacional de captura contra Montenegro por tráfico de drogas em julho de 2015, mas a Interpol-Bolívia simplesmente apagou o caso de seus sistemas, revelou há alguns meses o ministério do Interior.

rb/lr