Bolívia entrega traficante brasileiro à PF
La Paz, 29 Nov 2019 (AFP) - A Bolívia entregou nesta sexta-feira o traficante Pedro Montenegro às autoridades do Brasil, informou o ministério do Interior em La Paz.
Montenegro "foi extraditado hoje para o Brasil, seguindo todos os procedimentos legais correspondentes", assinalou o ministério.
O narcotraficante foi entregue a "federais brasileiros" no Aeroporto de Corumbá, onde chegou de helicóptero procedente de Santa Cruz (leste), destaca o órgão.
O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Bolívia deu sinal verde à extradição de Montenegro na segunda-feira, após o escândado envolvendo o traficante e chefes da polícia local.
Em meados de maio passado, o Brasil pediu a extradição de Montenegro, dias após ser detido, quando a imprensa local publicou fotos do traficante ao lado de comandantes da polícia da cidade de Santa Cruz.
O escândalo provocou a destituição e posterior prisão do chefe da polícia especializada FELCC de Santa Cruz, Gonzalo Medina, e de outros membros de sua unidade.
Montenegro não apenas transitava entre os comandantes da polícia, mas também teve sua ficha criminal apagada dos sistemas de dados da instituição.
O Brasil emitiu uma ordem internacional de captura contra Montenegro por tráfico de drogas em julho de 2015, mas a Interpol-Bolívia simplesmente apagou o caso de seus sistemas, revelou há alguns meses o ministério do Interior.
rb/lr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.