Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus já infectou 17 mil funcionários da área de saúde na Itália

Homenagem aos profissionais de saúde na Itália durante a pandemia de coronavírus - Emanuele Cremaschi/Getty Images
Homenagem aos profissionais de saúde na Itália durante a pandemia de coronavírus Imagem: Emanuele Cremaschi/Getty Images

em Roma (Itália)

17/04/2020 17h02

Quase 17 mil funcionários da área de saúde foram infectados pelo novo coronavírus na Itália, dois terços deles, mulheres, segundo um relatório publicado hoje pelo Instituto Superior da Saúde (ISS).

A cifra representa 10% do total de pessoas infectadas em todo o país pelo novo coronavírus, que surgiu em dezembro passado, na China.

Entre os 16.991 profissionais infectados, 43,2% são enfermeiras e obstetras; 19%, médicos que trabalham em hospitais; 9,9% trabalhadores sociais do setor; e 19,2%, pertencentes a profissões e especializações ligadas à saúde, aponta o relatório, apresentado em entrevista coletiva.

A média de idade dos infectados é de 42 anos, e a maioria das mulheres infectadas trabalham em hospitais (70,9%). Apenas 0,8% são médicos de família ou pediatras, e 2,3% exercem várias especializações.

Segundo o relatório divulgado ontem pela Federação Nacional dos Médicos (Fnomceo), a pandemia já causou a morte de 125 profissionais na península. O país soma 172.434 infectados e 22.745 mortos, segundo o balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil.