Presidente da Guatemala diz que 'EUA não é aliado' na luta contra coronavírus
O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, garantiu nesta quinta-feira que os Estados Unidos não são aliados do país da América Central na luta contra a pandemia do novo coronavírus e criticou o governo Donald Trump pela deportação de migrantes infectados com o covid-19.
"Isso de aliados dos Estados Unidos não é verdadeiro. A Guatemala é aliada dos Estados Unidos, os Estados Unidos não são aliados da Guatemala", afirmou Giammattei durante um diálogo virtual com o centro de análise americano Atlantic Council, com sede em Washington.
Segundo Giammattei, a expulsão de migrantes portadores de covid-19 saturou os centros de quarentena da Guatemala e colocou seu sistema de saúde em dificuldades.
"Entendemos que os Estados Unidos querem deportar pessoas, nós entendemos, mas o que não entendemos é que eles nos enviem todos os voos contaminados", reclamou, irritado.
Dos mais de 2.000 casos de coronavírus na Guatemala, as autoridades contabilizaram 100 migrantes deportados dos Estados Unidos com covid-19.
O presidente da Guatemala também criticou Washington por não enviar suprimentos ao seu país para ajudar a combater a pandemia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.