Topo

Para EUA, plano de segurança chinês afeta papel de Hong Kong como centro financeiro

26/05/2020 19h52

Washington, 26 Mai 2020 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está "decepcionado" com os planos da China de impor uma lei de segurança em Hong Kong e tem dúvidas sobre o futuro do território como um centro financeiro global se Pequim for adiante, disse a porta-voz da Casa Branca nesta terça-feira (26).

É "difícil ver como Hong Kong pode continuar sendo um centro financeiro se a China assumir o controle", disse a assessora de imprensa Kayleigh McEnany, ressaltando que o aviso veio diretamente de Trump.

O Parlamento chinês apresentou na semana passada e tem a intenção de votar esta semana um projeto de lei de "segurança nacional" destinado a Hong Kong, visto amplamente como uma forma de anular o estatuto de semi-autonomia concedido à ex-colônia britânica quando sua devolução à China, em 1997.

O governo Trump já fez a ameaça de retirar o estatuto de comércio preferencial, outorgado por Washington a Hong Kong.

Pequim quer promulgar uma legislação que proíba a secessão, a subversão, o terrorismo e a interferência estrangeira em Hong Kong após meses de protestos maciços, frequentemente violentos, a favor da democracia no ano passado.

Os ativistas em Hong Kong advertem que o projeto de Pequim é repressivo e significaria efetivamente o fim do status especial da antiga colônia britânica, onde as eleições, a imprensa livre e outras liberdades ajudam a torná-la capital financeira internacional, que rivaliza com Nova York e Londres.

O presidente Donald Trump prometeu para os próximos dias uma resposta à ameaça da China de reforçar o controle sobre Hong Kong.

Questionado se considerava sanções contra a China ou restrições de vistos para estudantes chineses, Trump disse que essa era uma "questão muito importante" e que ele faria algo " muito interessante".

"É algo que você ouvirá ao longo da próxima, antes do final da semana. Acho muito poderoso", disse ele, sem dar mais detalhes.

Em relação a um projeto de lei no Congresso que estabeleceria sanções contra autoridades chinesas devido a violações de direitos humanos contra a minoria étnica uigur, Trump disse: "Estamos analisando isso cuidadosamente. Verei esta questão nesta tarde", disse.

sms/ft/llu/rsr/cc/mvv/jc/cc