Papa afasta bispo polonês envolvido em escândalo de pedofilia
O papa Francisco nomeou um administrador provisório para a diocese polonesa dirigida pelo bispo Edward Janiak, acusado de encobrir um escândalo de pedofilia, anunciou hoje o Vaticano.
O pontífice encarregou temporariamente o arcebispo Grzegorz Rys, da cidade de Lodz, como administrador apostólico de Kalisz, enquanto o caso é investigado.
No começo do mês, o Vaticano autorizou a abertura de uma investigação sobre o bispo polonês, suspeito de encobrir casos de pedofilia. A decisão foi tomada 15 dias após o lançamento de um documentário sobre casos de pedofilia na Igreja Católica polonesa, encobertos pelo bispo de Kalisz, Edward Janiak, citado na obra.
Logo após a divulgação do documentário, visto no YouTube por mais de 7 milhões de pessoas, o arcebispo polonês Wojciech Polak solicitou à Santa Sé a abertura de procedimentos envolvendo os casos citados.
O documentário, produzido pelo jornalista independente Tomasz Sekielski, conta em detalhes a história de dois irmãos que foram vítimas, entre outras coisas, de agressões sexuais cometidas por um sacerdote que goza de proteção evidente do bispo Janiak.
Desde que vieram à tona os primeiros escândalos, há cerca de 35 anos, a hierarquia da Igreja Católica tomou uma série de medidas preventivas, aprovou leis, pediu perdão e liberou sentenças, mas sem conseguir fazer desaparecer a chamada "cultura do acobertamento", ou seja, de manter tudo em sigilo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.