PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Morre Moussa Traoré, ex-ditador que governou o Mali de 1968 a 1991

Moussa Traore governou Mali por décadas - FRANCOIS ROJON / AFP
Moussa Traore governou Mali por décadas Imagem: FRANCOIS ROJON / AFP

15/09/2020 12h55

Moussa Traoré, ex-ditador à frente do Mali de 1968 a 1991 antes de ser derrubado por um golpe militar, morreu hoje, aos 83 anos, informou sua família.

"Moussa Traoré faleceu hoje às 12h05 em sua casa em Bamako. Estamos realmente de luto", disse seu sobrinho Mohamed Traoré à AFP.

Ele não especificou as causas da morte do ex-general que, condenado à morte duas vezes após sua queda, disse estar, como militar, "preparado para a ideia de não morrer em sua cama".

Moussa Traoré, então tenente, foi o principal promotor do golpe de Estado de 19 de novembro de 1968 que derrubou o presidente Modibo Keita, no poder desde a independência em 1960. Ele se tornou presidente da República um ano depois e exerceu um poder incontestável por mais de 22 anos.

Sua morte ocorre dez dias antes de seu 84º aniversário e sete dias antes do aniversário da proclamação da independência do Mali.

Também ocorre em um momento em que seu país, mergulhado há anos em uma profunda crise de segurança, econômica e política, acaba de experimentar seu quarto golpe de Estado desde a independência e luta para encontrar o caminho após o golpe de 18 de agosto.

Nos últimos anos, Moussa Traoré se tornou uma espécie de sábio que os políticos consultavam.

Internacional