Pandemia provocou perda do equivalente a 255 milhões de empregos no mundo em 2020 (OIT)
Genebra, 25 Jan 2021 (AFP) - A pandemia de covid-19 causou "danos maciços" ao emprego, com uma perda equivalente a 255 milhões de postos de trabalho em 2020, informou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) nesta segunda-feira.
No conjunto de 2020, "8,8% das horas de trabalho foram perdidas em todo o mundo [em relação ao quarto trimestre de 2019], o que equivale a 255 milhões de empregos a tempo integral", ou seja, quatro vezes mais do que durante a crise financeira de 2009, ressaltou a agência especializada da ONU.
Se não forem considerados os planos de apoio econômico recentes, essas perdas em massa causaram uma queda de 8,3% na renda mundial do trabalho, ou seja, 3,7 trilhões de dólares ou 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, segundo a OIT.
Desde que a covid-19 foi detectada na China no final de 2019, a pandemia mergulhou o mundo em uma grave crise econômica.
Para 2021, a OIT destaca que a maioria dos países "vão vivenciar um crescimento relativamente forte na segunda metade do ano à medida em que os programas de imunização entrem em funcionamento", diz o relatório, mas a organização adverte que será uma recuperação "lenta, desigual e aleatória".
vog/oaa/pc/mar/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.