Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA têm primeira morte de um congressista por covid-19

O republicano Ron Wright, de 67 anos, foi diagnosticado com a covid-19 em 21 de janeiro e morreu no dia 7 de fevereiro, em decorrência da doença - Divulgação
O republicano Ron Wright, de 67 anos, foi diagnosticado com a covid-19 em 21 de janeiro e morreu no dia 7 de fevereiro, em decorrência da doença Imagem: Divulgação

08/02/2021 14h59

O congressista republicano Ron Wright morreu de covid-19, anunciou sua equipe nesta segunda-feira (8), tornando-se o primeiro membro do Capitólio dos Estados Unidos a ser vítima do vírus.

O legislador do Texas de 67 anos morreu no domingo. "Nas duas semanas anteriores, Ron e (sua esposa) foram hospitalizados" em Dallas "depois de se infectarem com covid-19", disseram seus porta-vozes em um comunicado.

O texano recebeu tratamento contra o câncer "nos últimos anos", detalharam.

Em 21 de janeiro, Ron Wright anunciou que havia dado positivo para covid-19, "depois de estar em contato com um indivíduo com o vírus" na semana anterior.

"Sinto sintomas leves, mas no geral estou bem e continuarei trabalhando (...) de casa esta semana", acrescentou em nota, pedindo o cumprimento das instruções das autoridades de saúde dos Estados Unidos para combater a propagação do vírus.

Ron Wright se tornou o primeiro de 535 legisladores no Congresso (435 na Câmara e 100 no Senado) a sucumbir para a doença.

Luke Letlow, de 41 anos, que foi eleito nas eleições de novembro para integrar a Câmara baixa representando o estado de Louisiana, morreu de covid-19 em dezembro, antes de assumir o cargo no início de janeiro.

Estados Unidos é o país mais afetado do mundo pela pandemia em termos absolutos, com mais de 460.000 mortes.