Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente sírio Assad e sua esposa Asma dão positivo para o coronavírus

08/03/2021 10h45

Damasco, 8 Mar 2021 (AFP) - O presidente sírio Bashar al-Assad e sua esposa Asma deram positivo para a covid-19, mas estão "bem" e sua condição é "estável", anunciou a Presidência em um comunicado.

"Continuarão com seu trabalho durante seu período de isolamento em casa, que durará de duas a três semanas", disse a Presidência.

Assad, de 55 anos e sua esposa, de 45, fizeram um teste de diagnóstico depois de "notarem sintomas leves semelhantes aos da covid-19", segundo as mesmas fontes.

O ministério da Saúde sírio informou no início do mês sobre um "aumento nos casos de coronavírus" e pediu para "respeitar cuidadosamente as medidas de precaução".

A Síria, devastada após dez anos de guerra, começou a vacinar em fevereiro. Até agora, o país recebeu 5.000 doses da vacina chinesa para imunizar 2.500 trabalhadores da saúde, segundo o jornal Al Watan, próximo ao governo.

A Síria também autorizou a vacina russa Sputnik V, segundo sua embaixada em Moscou, e se beneficiará também do sistema Covax, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para fornecer vacinas aos países com menos recursos.

As áreas que estão sob controle das autoridades de Damasco - dois terços do país aproximadamente - registraram até agora quase 16.000 casos de covid-19 e pouco mais de 1.000 mortes, segundo dados oficiais.

No entanto, médicos e organizações humanitárias estimam que os números reais são muito maiores, devido principalmente aos poucos testes de diagnóstico.

bur/tgg/elm/jvb-bl/mb/aa