Governo da Nigéria anuncia suspensão do Twitter 'por tempo indeterminado'
Abuja, 4 Jun 2021 (AFP) - O governo da Nigéria anunciou em um comunicado nesta sexta-feira (4) que suspendeu as atividades do Twitter no país, o mais populoso da África, dois dias após a rede social suprimir um tweet do presidente Muhammadu Buhari.
"O governo federal suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades do serviço de microblog e rede social Twitter na Nigéria", disse o Ministério da Informação e Cultura na nota.
No final da tarde desta sexta, a plataforma ainda estava no ar na Nigéria, observaram jornalistas da AFP no país. O comunicado também foi postado na conta do ministério no Twitter.
Questionado pela AFP, o assessor especial do ministério Segun Adeyemi confirmou que "as atividades seriam suspensas por tempo indeterminado".
Na quarta-feira, o Twitter removeu uma publicação do presidente Buhari que ameaçava os responsáveis pela atual violência no sudeste da Nigéria, por considerar que o chefe de Estado violou suas regras de uso.
O ministro da Informação de Buhari, Lai Mohammed, respondeu em mensagem à imprensa que, se o Twitter tem suas próprias regras, o presidente tinha o direito de comentar a situação na Nigéria.
Ele acusou a rede social de tolerar postagens do chefe de um grupo separatista ativo no sudeste do país, que, de acordo com ele, incentiva a violência.
A Nigéria é a maior democracia da África, mas o governo frequentemente recebe acusações de organizações de direitos humanos.
Em novembro de 2019, o Executivo aplicou medidas mais rígidas para regulamentar a mídia e combater a desinformação nas redes sociais, o que foi percebido pela sociedade civil como uma restrição à liberdade de expressão.
str-cma/ayv/eg/jz/ic
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.